AG RoqueCantor, compositor e guitarrista angolano
AG Roque é o nome artístico de Aurélio José Roque, nascido a 11 de junho de 1997, na província de Benguela, Angola. Vindo de uma família com raízes profundas nas artes – teatro, música e dança – AG Roque cresceu imerso num ambiente criativo. Ainda criança, mudou-se com a mãe para Luanda, onde viveu parte da sua infância e teve o primeiro contacto com a música por meio da guitarra (violão), instrumento com o qual desenvolveu suas habilidades de forma autodidata.
A paixão pela música surgiu entre os anos de 2009 e 2010, inspirado pelas atuações ao lado da sua irmã Daiane Roque, com quem imitava a dupla brasileira Sandy & Júnior. Em 2012, fundou o grupo musical The There Family, ao lado dos seus primos BAQ NICE (atualmente produtor musical e cantor) e Rad Quintas (actor e cantor). O grupo gravou três faixas: “Má baby bu”, “Por favor não vá!” e “Valeu…”. No entanto, em 2016, o grupo se desfez e cada membro seguiu carreira solo.
Em 2019, AG Roque teve um marco importante ao participar do programa de talentos “Estrelas ao Palco”, onde homenageou o cantor cabo-verdiano Djodje. No mesmo ano, lançou o seu primeiro single “Rainha”, pela produtora e editora Elieiprodusons/Yakamoz (CEOs Eliei & Walter).
Seguindo sua trajetória musical, lançou em 2021 o single “Sem Ti”, com a participação do cantor internacional Shane Maquemba, novamente pela Elieiprodusons/Yakamoz.
No ano de 2023 foi especial para o artista, com o lançamento do seu primeiro EP “Hossana”, um projeto com seis faixas e colaborações de Osvaldo Vicente, Shane Maquemba e Baq Nice. Nesse mesmo ano, realizou a sua primeira Live no Kubico, com convidados de peso como Grace Gray (ex-corista de Iza e participante do “Canta Comigo Brasil”) e Talita Cayola (ex-participante do “The Voice Portugal”).
Em 2024, AG Roque lançou o single “Minha Mulher”, em parceria com o cantor e produtor moçambicano Yard Dylon. No mesmo ano, foi convidado pela RSTP (Rádio Somos Todos Primos), de São Tomé e Príncipe, para uma entrevista de destaque, juntando-se à lista de convidados internacionais que inclui nomes como os Calema – um marco importante na sua internacionalização na música lusófona.
Ao longo da sua carreira, AG Roque já colaborou com diversos artistas nacionais e internacionais, como Eliei, Nelson Sessa, Neusa Sessa, Hélvio, Shane Maquemba, Osvaldo Vicente, Genilma Campos, Samuel Celino, Augusto Canduco, Grace Gray, Talita Cayola, Ana Jorge, Zé Beato, Lázaro Yungui e o grupo Os Acordes/Team Origem, entre outros.
Em 2025, lançou o seu mais recente single “Vamos Celebrar”, celebrando uma nova fase da sua jornada musical.
Influências musicais: AG Roque tem como referências nomes como Justin Bieber, Avery Wilson, Anselmo Ralph, Djodje, Eliei, Hélvio, Halison Paixão, Bonga, Toty Sa’Med, Kizua Gourgel e Totó.